1- Bingo da tabuada..
Bingo é um jogo muito conhecido praticamente por todas as crianças e
muito divertido. Aproveitando essa diversão, podemos torná-la educativa,
transformando o bingo tradicional em um bingo matemático, veja como:
Material:
• Como no bingo tradicional é preciso de cartelas. As cartelas no bingo matemático são as operações de multiplicação, podendo ser substituídas por qualquer outra operação ou perguntas relacionadas a algum conteúdo matemático como situação problema.

• É preciso ter fichas que contem a resposta de cada multiplicação feita nas cartelas.
Material:
• Como no bingo tradicional é preciso de cartelas. As cartelas no bingo matemático são as operações de multiplicação, podendo ser substituídas por qualquer outra operação ou perguntas relacionadas a algum conteúdo matemático como situação problema.
• É preciso ter fichas que contem a resposta de cada multiplicação feita nas cartelas.
Número de participantes: 2 ou 3, sendo que tem que ter uma pessoa pra sortear as fichas (respostas).
Regas do jogo:
As regras são parecidas com a do Bingo tradicional.
• Construa a tabela e as fichas.
• Cada participante escolhe uma tabela. Em seguida as fichas a pessoa que tiver responsável em retirar as fichas vão retirando uma a uma. A cada ficha, os jogadores devem procurar em sua tabela a multiplicação ou pergunta correspondente ao resultado sorteado e colocar um feijão sobre ela ou algo que possa estar marcando. Por exemplo: se a ficha sorteada for 24 a multiplicação que corresponder a esse resultado é 3x8 ou 4x6.
• Quem conseguir preencher toda a cartela primeiro grita “BINGO”, ganhando o jogo.
A estrutura do jogo Bingo pode ser aplicada com qualquer conteúdo. E uma maneira simples, prática, mas divertida de ter um instrumento de ajuda na aplicação de alguns conteúdos. Os pais podem estar utilizando esse tipo de brincadeira para estudar tabuada com o seu filho é um método menos desgastante para criança.
fonte: http://www.feg.unesp.br/~jrzeni/pesquisa/2007/3Jogos/3Jogos-Zeni.pdf
Jogo
do Resto
Organização da sala: dividir a sala em
grupos com até 4 jogadores (individuais) ou em duplas (duas
duplas por grupo). Neste jogo, o professor está livre para circular entre os
grupos, acompanhando o desenvolvimento.
Material necessário: um tabuleiro (veja
figura abaixo) e um dado para cada grupo, uma peça (marcador de posição, pode
ser tampinha de garrafa pet ou de detergente ou
ainda de pasta de dente) para cada jogador.
Como jogar: cada grupo sorteia
uma ordem para os jogadores. Todos os jogadores iniciam na primeira casa, a
casa “25”, veja a figura abaixo. Em cada rodada, na sua vez, um jogador lança o
dado: o número de casas que o jogador deve avançar é igual ao resto da divisão
do número da casa em que se encontra (dividendo) pelo número que saiu no dado
(divisor). Ganha o jogo quem atingir primeiro a casa “Fim”.
Modelo
(miniatura) de tabuleiro utilizado para o jogo do resto
Metodologia: peça aos alunos
que registrem os cálculos efetuados.
Após o jogo, pode-se introduzir as questões abaixo. Para respondê-las,
os alunos deverão analisar a divisão pelos números de 1 a 6.
1. No começo do jogo, quais os resultados do
dado que não permitem ao
jogador avançar?
2. Qual o maior número de casas que um jogador
pode andar?
3. Por que na casa “0” está escrita a palavra
“Tchau”?
4. Estando
em uma casa
qualquer, quais os resultados no
dado que não permitem ao jogador avançar?
5. Se o jogador estiver na casa “80”, quais são
os números que devem sair no
dado para que ele ganhe o
jogo? E se ele estiver na casa “51”?
É claro que este jogo pode ser adequado as necessidades do Professor, sua sala de aula ou a faixa etária específica.
fonte: Matemática Viva/DEF
Organização da Classe: Grupos de 3 a 4 alunos
Material: 40 cartas numeradas de -20 à +20 (artesanal)
SOMA ZERO
Organizado por: Cristiane Chica
- Coordenadora do Mathema - NUTEC
Objetivo: adição e subtração de inteiros, noções de oposto de um número
inteiro.Organização da Classe: Grupos de 3 a 4 alunos
Material: 40 cartas numeradas de -20 à +20 (artesanal)
Regras:
Os jogadores repartem 36 cartas entre si e distribuem as
quatro restantes sobre a mesa com as faces numeradas voltadas para cima.
Na sua vez, o jogador deve tentar somar zero, juntando uma
das cartas de sua mão com uma ou mais da mesa. Se conseguir, retira para si o
conjunto usado na jogada formando seu monte; caso contrário, deixa na mesa uma
carta qualquer de sua mão.
Se um jogador , em sua jogada, levar todas as cartas da
mesa, o jogador seguinte apenas coloca uma carta.
O jogo acaba quando terminarem as cartas ou quando não
houver mais possibilidade de somar zero.
Ganha o jogador que tiver o maior numero de cartas ao final
do jogo.
fonte: http://projetococrimat.blogspot.com.br/


eaw a comida estava muito boa e a minha escola e a melhor
ResponderExcluiroi
ResponderExcluircara so faltava eu matheus estevao e wesley moreira ta ai. na eu nao mereço isso galera.
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